top of page

Uma casa térrea com muita personalidade feita sob medida para as necessidades dos moradores.

A solução tira partido da posição privilegiada na extremidade do condomínio, em um terreno de esquina, o que permitiu a ampla abertura da casa em direção à área externa na face norte.

A casa é marcada pela horizontalidade da laje em concreto aparente, pela paleta de materiais reduzida e pela generosidade das aberturas, que buscam ampliar o horizonte e trazer a fruição da natureza (paisagem, luz e vento) para o cotidiano.

 

As áreas sociais (escritório, estar, jantar e cozinha) são espacialmente integradas, setorizadas apenas pelo mobiliário. A paleta de materiais privilegiou a neutralidade para que móveis e objetos sobressaissem. Na cozinha e demais áreas molhadas o ladrilho hidráulico comparece para dar personalidade e ajudar na proteção da incidência do sol poente.

 

A casa se destaca no contexto do condomínio por ser térrea. A laje, que confere unidade e abrigo, avançou até os limites permitidos para criar o máximo de sombra. A proteção é feita por camada de argila expandida. Um trecho foi vazado para permitir a entrada de luz e vento. Acima dela apenas clarabóias e abrigo de equipamentos (máquinas e reservatório) pousam suavemente.

 

A amplitude espacial conseguida por meio de esquadrias generosas é uma característica da nossa arquitetura. Uma solução que permite contato permanente com a natureza, além de luz e ventilação abundantes.
 

O vazio na laje separa os quartos do bloco de serviço, permite que o ladrilho presente na cozinha envolva todo o volume e proporciona a ventilação cruzada.
No futuro, esse espaço poderá abrigar uma escada de acesso à coberta, onde se imagina a expansão da casa.

 

Os ambientes íntimos da casa foram concebidos com a mesma intenção das demais áreas. O espaço continua sendo o protagonista. O mobiliário é austero, mínimo. A luz, tanto natural quanto artificial, transforma as cores ao longo do dia. Os banheiros, situados no centro da planta, são iluminados por meio de clarabóias. A laje em concreto comparece em todos os espaços.

 

À noite a casa se transforma com as luzes do pôr do sol. A iluminação artificial, amena e pontual, ressalta a paleta de cores e destaca nuances imprevistas. O recurso da luz indireta evita o ofuscamento e valoriza a tectônica do concreto. Os pontos de apoio se dissolvem e a laje parece flutuar.


Ficha Técnica

Arquitetura e Interiores: @fernandesatemarquitetos
Construção: @solutioengenharia
Cálculo Estrutural: @duosengenhariaestrutural
Instalações prediais: tiagoproj
Luminotecnico: @veronicabarreirailumina
Paisagismo: @fernandarocha_arqurb
Fotos: @felipe.petrovsky

fernandes atem arquitetos

+55 85 3244 5752

contato@fernandesatem.com.br

av. desembargador moreira, 1701

sala 901 - aldeota - 60170 001

fortaleza - ceara - brasil

bottom of page